Seja Bem Vindo!!!

Esse espaço será reservado para Louvarmos o Nosso Deus. Todo material aqui postado foram coletados em minhas andanças pela net. Espero contruibuir na pregação do Envangelho e que cada degrau da "Escada de nossa vida" que subirmos seja para apressarmos a Volta de Jesus.

07/08/2010

Lição Juvenis

Lição 6 dos Juvenis 7 de agosto de 2010

Verso Para Memorizar
“Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação!” Isaías 12:2.

Resumo da Lição
Quando os discípulos disseram a Jesus que as pessoas que O ouviam estavam com fome e logo precisariam comer alguma coisa, Ele miraculosamente proveu alimento para atender a necessidade do povo. Os discípulos reclamaram quando Jesus lhes pediu que alimentassem o povo. Essa é uma reação natural a um problema que parece impossível de solucionar.
Jesus queria que eles colocassem seus óculos espirituais. Ele queria que os discípulos percebessem o potencial de milagre daquela situação, e avançassem com fé, crendo que Ele daria todo o poder que precisavam.
Esta lição fala sobre graça. A impossibilidade da situação nos lembra de que não podemos salvar a nós mesmos, assim como não podemos alimentar 5.000 pessoas na hora do almoço.
Apenas Jesus pode suprir todas as nossas necessidades. Seja qual for a situação em que nos encontramos, não importa quão difícil seja, Jesus é capaz de suprir nossas necessidades e nos mostrar uma solução. Quando enxergamos problemas, Deus vê oportunidades de ajudar nossa fé a crescer. Apenas quando entendermos as nossas limitações, poderemos começar a perceber o quanto Deus é ilimitado.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Se a Atividade Preparatória A não foi feita, dividir os alunos em duplas e dar a cada dupla uma cópia do peixe e uma do pão. Pedir que dividam o peixe e o pão no maior número de pedaços possível. Dar no máximo dois minutos de tempo. Pedir a cada dupla que conte quantos pedaços conseguiram juntar.
Quantos peixes e pães de papel seriam necessários para dar um pedacinho para cada uma daquelas 5.000 pessoas? Ouça a história e veja como Jesus resolveu o problema.

Vivenciando a História
Com antecedência, pedir a um aluno ou um adolescente de outra classe que conte a história da lição, mas do ponto de vista do menino que levou o lanchinho. Como ele se sentiu quando André o levou a Jesus? Como se sentiu quando viu que Jesus alimentou todo o povo com seus cinco pães e dois peixes.
Depois, explicar o conceito da graça que Jesus demonstrou ao alimentar 5.000 pessoas.
(As pessoas tinham uma necessidade, e Jesus supriu essa necessidade sem fazer perguntas.)
Pedir que os alunos encontrem na Bíblia um texto que demonstre a bondade e a graça de Deus ao lidar com eles e escrevam no papel. Dar tempo para enfeitarem com o material disponível. Os alunos poderão usar como marca-páginas. Se o tempo permitir,
cada aluno deverá ler para a classe o texto escolhido.

Encerramento
Quando Jesus perguntou aos discípulos como alimentar todo o povo, estava desafiando-os a reconhecer suas próprias necessidades. Durante esta semana, vamos enfrentar situações que parecem impossíveis. Quando isto acontecer, vamos olhar para elas como necessidades que a graça de Deus pode suprir, e confiar que Jesus nos mostrará Seu poder.
Orar para que cada aluno perceba e tenha a certeza de que Jesus tem a resposta para todas as situações nas quais se encontram.



Lição 5 dos Juvenis 31 de julho de 2010

A perola de grande valor

Verso Para Memorizar

“Não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos [...], mas pelo precioso sangue de Cristo.” 1 Pedro 1:18, 19.

Resumo da Lição
Jesus contou duas parábolas – o tesouro escondido e a pérola de grande preço – que demonstram não apenas o quanto Jesus deve ser importante para nós, mas também o quão importantes as pessoas são para Deus. Tanto o tesouro escondido no campo como a pérola de grande preço são comprados por alguém que tem que vender tudo para adquiri-los. Em nossa lição desta semana, as histórias ilustram a atitude de Jesus, o grande “Negociante” que nos considerou tão valiosos que deu tudo que tinha – Sua vida no Calvário – para nos redimir e nos comprar de volta.
Esta lição fala sobre graça. Deus dá valor a cada indivíduo como se fosse a única pessoa na Terra. Ele nos dá tanto valor que Jesus seria capaz de dar a vida para salvar apenas um ser humano.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Dar a cada aluno papel e caneta e pedir que calculem quanto estão valendo hoje.
Quanto custaram seus sapatos, calças, camisas, etc.? Se têm relógio, óculos ou aparelho nos dentes, devem incluí-los também. Solicitar que cada aluno diga o quanto acha que está valendo de acordo com essa avaliação.
Quanto imagina você é o seu valor aos olhos de Deus? Na lição de hoje Jesus nos conta duas histórias para ilustrar o quanto nos valoriza.

Aplicação da Lição
Um Conselho de Valor
Ler para a classe o texto a seguir: Timóteo gosta muito de conversar na igreja. Ele está sempre tentando fazer alguém rir. Ele
não é muito inteligente, mas sabe como tirar a atenção da classe toda. Algumas semanas atrás, Timóteo e eu estávamos num grupo que tinha que fazer um cartaz. Timóteo não escreveu nada.
Ele só ficou fazendo piadas sobre tudo que o grupo fazia. Estou começando a desconfiar que o Timóteo não sabe escrever; talvez as piadas dele sejam uma forma de esconder o problema. Pensando bem, o Timóteo faz a mesma coisa toda vez que vamos ler algum texto da Bíblia. Talvez ele também não saiba ler ou não deve gostar muito de si mesmo. Fica fazendo piadas o tempo todo para que ninguém lhe faça nenhuma pergunta.

Encerramento
Agradecer a Deus por dar valor a cada membro da Escola Sabatina. Repetir com os alunos a mensagem central desta semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Alessandra Samadello

Comece o seu dia sendo abençoada e pedindo bençãos para os outros clic na seta e ouça